Início da fase 2 do open banking será adiado para 13 de agosto, diz Banco Central
O cronograma das demais fases do open banking será mantido

Foto: Reprodução/R7
O Banco Central divulgou nesta quarta-feira (14) por meio de nota, o adiamento do início da fase 2 do open banking desta quinta-feira (15) para 13 de agosto. O sistema irá permitir o compartilhamento de dados dos clientes entre instituições financeiras como bancos, fintechs e cooperativas de crédito, conforme autorização do consumidor.
A ideia é estimular a concorrência entre as instituições para garantir acesso a produtos financeiros com melhores condições para os clientes.
De acordo com o BC, a mudança na data atende um pedido formal feito pela estrutura de governança do sistema. “Dado que as instituições participantes estão finalizando os testes para a obtenção de certificações para homologação e registro de suas APIs (Interfaces de Programação de Aplicações), o Banco Central decidiu nesta data alterar o cronograma do início do lançamento da Fase 2 do projeto, que envolve o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de clientes, mediante seu prévio consentimento”, informou o BC.
O BC informou por meio da assessoria que, o cronograma das demais fases do open banking será mantido. A terceira fase do open banking está marcada para 30 de agosto e a quarta, para 15 de dezembro.