Banco Central aponta que expectativa para a inflação supera 10,1%

Projeções para o crescimento da economia recuaram pela sexta vez consecutiva

Por Da Redação
Ás

Banco Central aponta que expectativa para a inflação supera 10,1%

Foto: Agência Brasil

De acordo com os economistas consultados pelo Banco Central (BC), as projeções para o crescimento da economia recuaram pela sexta vez consecutiva e agora figuram em 4,8% no fim deste ano. Os dados, divulgados pelo banco nesta segunda-feira (22), mostram que a aposta atual é que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) feche o ano em 10,12%. Na semana passada, as apostas eram que a inflação terminaria o ano em 9,77% e, há quatro semanas, em 8,96%. 

Caso a nova expectativa seja confirmada, a inflação chegará ao fim de 2021 perto do triplo da meta estabelecida pelo governo para o ano, de 3,75%, com margem de tolerância de 1,5 ponto (de 2,25% a 5,25%). Para 2022, a previsão para o índice oficial de preços subiu pela 18ª semana consecutiva, de 4,55% para 4,96%.  Já a aposta para 2023 avançou de 3,32% para 3,42% e a de 2024 subiu a 3,1%, ante 3,09% previsto na semana passada. Apesar da previsão de maior alta nos preços, a expectativa para o dólar ficou mantida em R$ 5,50. Para os preços administrados, tais como energia e combustíveis e planos médicos, a expectativa é de alta de 16,95% neste ano.

Além disso, os especialistas reduziram a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no Brasil. Agora, a nova expectativa aponta para um crescimento de 4,8% das riquezas nacionais. Na semana passada, a expectativa era de uma alta na casa de 4,8% e, há quatro semanas, de 4,97%. Com as novas estimativas apresentadas, ficou mantida a previsão para a taxa básica de juros da economia, a Selic, que deve finalizar 2021 no patamar de 9,25% ao ano, o que representa uma nova alta de 1,5 ponto percentual da taxa no próximo dia 8 de dezembro, quando ocorre a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário