Banco Central dos EUA eleva taxa de juros em 0,25 ponto percentual
Instituição citou crescimento modesto do gasto e da produção e considerou que a renda dos trabalhadores aumentou

Foto: Pexels
O Banco Central dos Estados Unidos (Fed) decidiu nesta quarta-feira (22), por unanimidade, elevar a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, chegando à faixa de 4,75% a 5%.
A instituição citou crescimento modesto do gasto e da produção e considerou que a renda dos trabalhadores aumentou, "seguindo em um ritmo robusto", e a taxa de desemprego "manteve-se baixa". Entretanto, a inflação segue elevada.
Pela primeira vez desde março de 2022 o Fed não mencionou "aumentos contínuos" e sim que "algum aperto adicional pode ser apropriado". Isso pode indicar uma provável interrupção de novos aumentos nos custos de empréstimos.
Além disso, 10 dos 18 formuladores de política monetária do Fed ainda esperam que a taxa suba mais 0,25 p.p. até o final de 2023, o mesmo nível terminal visto nas projeções de dezembro.
Para 2023, as projeções são de inflação em 3,3%, taxa de desemprego em 4,5% e crescimento econômico de 0,4%. Respectivamente, os valores projetados anteriormente eram 3,1%, 4,6% e 0,5%.
Crise nos bancos
O aumento dos juros vem em meio à turbulência recente nos mercados financeiros, provocada pelo colapso do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank.
Mesmo considerando que o sistema bancário dos EUA é "sólido e resiliente", o Fed diz que a crise bancária "provavelmente resultará em condições de crédito mais apertadas", afetando contratações, inflação e atividades econômicas.