Banco Central faz balanço sobre primeiro dia de testes do PIX

Novo método de pagamentos teve 1,6 mil transações

Por Da Redação
Às

Banco Central faz balanço sobre primeiro dia de testes do PIX

Foto: Reprodução/Ac24Horas

O Banco Central (BC) realizou, ontem (3), o balanço do primeiro dia de operações restritas do Pix. Ângelo Duarte e Carlos Eduardo Brandt, respectivamente chefe e chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, informaram que 1.570 transações pelo novo método foram realizadas entre 9h e 17h, com valor médio de R$ 90 por operação. 

Todos os usuários estão disponíveis para receber dinheiro pelo Pix, mas apenas os selecionados podem enviar. Nesta fase restrita, as instituições financeiras devem escolher entre 1% e 5% de seus usuários para realizar transações na nova plataforma.

“A quantidade limitada de clientes é justamente para que todos possam terminar todo processo de acionamento do sistema com a maior tranquilidade possível, e impactando a menor quantidade de agentes”, explicou Brandt. Duarte acrescentou que, a partir do dia 16, essa operação pode atingir 100% dos usuários. 

A seleção de usuários feita pelas instituições deve ser baseada em critérios definidos pelo BC, como aspectos geográficos e perfil etário. Essa quantidade mínima de clientes ficou apta para enviar dinheiro a outros usuários com chaves cadastradas. O funcionamento pleno começa no próximo dia 16, a partir das 9h, sem interrupções. A nova modalidade permite transações bancárias em menos de 10 segundos, qualquer hora do dia, sete dias por semana. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário