• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Banco Central: Nova projeção do Boletim Focus para o PIB em 2021 salta para 4,36%

Banco Central: Nova projeção do Boletim Focus para o PIB em 2021 salta para 4,36%

Expectativa sobre inflação sobe para 5,44%

Por Da Redação
Às

Banco Central: Nova projeção do Boletim Focus para o PIB em 2021 salta para 4,36%

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Depois do resultado positivo para o Produto Interno Bruno (PIB) no primeiro trimestre de 2021, a projeção do mercado financeiro para a alta do indicador em 2021 melhorou. Da semana passada para esta, a expectativa saltou de 3,96% para 4,36%, segundo os números divulgados pelo Boletim Focus do Banco Central (BC), nesta segunda-feira (7).

O documento que reúne a estimativa de mais de 100 instituições do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos desta que, caso as perspectivas se confirmem, o desempenho do PIB de 2021 seria suficiente para recuperar a queda de 4,1% registrada em 2020. 

A recessão do ano passado foi puxada pelos impactos econômicos da pandemia de Covid-19 e das medidas de isolamento social. Logo, a alta do PIB este ano está condicionada à melhora no cenário da crise sanitária e ao avanço da campanha de vacinação.

IPCA

A previsão para a inflação deste ano continua subindo, depois de ter superado o teto há uma semana. A estimativa já é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), finalize o ano em 5,44%. Neste ano, o limite seria de 5,25%, de acordo com a meta de inflação fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

O centro da meta é de 3,75%, no entanto, a margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo permite que o índice varie de 2,25% a 5,25%. As projeções para a inflação mais fortes estimulam também o movimento de alta na taxa básica de juros.

Isso acontece porque a Selic é a principal ferramenta da política monetária para o controle da inflação. A estimativa da taxa permaneceu em 5,75% ao ano. Atualmente, a Selic está em 3,75% ao ano e o BC já sinalizou que o movimento de alta na taxa deve continuar na próxima reunião.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário