Banco Central permitirá uso do Pix em aplicativos de mensagens
Novos serviços devem ser oferecidos a partir de 30 de agosto deste ano

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
O Banco Central (BC) anunciou nesta quinta-feira (22) a atualização do pagamento instantâneo, Pix. Com a renovação, será possível fazer transferências por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais e pagar as compras feitas pela internet.
"Diversas dinâmicas poderão ser utilizadas no serviço de iniciação. Por exemplo, ao realizar uma transferência utilizando um aplicativo específico fornecido pelo iniciador (aplicativos de gestão financeira, de mensagens, redes sociais etc.), será possível iniciar um Pix a partir do próprio aplicativo, que automaticamente direcionará o usuário para o aplicativo de seu banco para autenticar a transação", diz parte do trecho da nota.
A previsão é que o serviço comece a funcionar a partir do dia 30 de agosto deste ano. Além disso, a nova regulamentação traz a novidade de pagar pelos aplicativos sem a modalidade do "Pix copia e cola".
"Outro caso possível é a partir de uma compra on-line em um site ou no uso de aplicativos de delivery, transporte e compra de mercadorias, em que, em vez de ser feita a leitura ou copiar o código QR e usar o Pix Copia e Cola, o usuário será automaticamente direcionado para a tela de autenticação da transação no aplicativo do seu banco e, após a conclusão da transação, será direcionado automaticamente de volta para a loja virtual ou App".