Banco Mundial doará US$ 24,58 milhões para aumentar sustentabilidade das cadeias produtivas de soja e pecuária de corte
Projeto visa recuperar áreas de pastagens, aplacar emissão de gases estufa e implementar práticas agrícolas sustentáveis

Foto: CIAT/Neil Palmer
O Banco Mundial aprovou um contrato de doação de US$ 24,58 milhões para dar mais sustentabilidade às cadeias de valor da soja e da pecuária de corte localizadas no Cerrado brasileiro e em seus arredores. O Projeto “Vertentes - Consórcio de Paisagens Sustentáveis de Uso Múltiplo no Brasil” abrangerá cerca de 47,2 milhões de hectares em cinco estados: Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, além do Distrito Federal.
O projeto visa apoiar um total de 10,5 mil beneficiários diretos, dos quais pelo menos 3,6 mil mulheres. Entre as ações, estão treinamento e assistência técnica na área de Manejo Sustentável de Paisagens, que se propõe a recuperar vastas áreas de pastagens degradadas enquanto mitiga as emissões de gases de efeito estufa, e na implementação de práticas agrícolas sustentáveis.
A iniciativa é resultado de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tendo o Banco Mundial como agência implementadora e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar, como agência executora.