Bancos se preparam para as novas medidas de segurança do Pix
O objetivo é combater a ação dos criminosos em fraudes, golpes e sequestro-relâmpago

Foto: Reprodução/Agência Brasil
A novas medidas de segurança do Pix, em busca combater ação de criminosos em fraudes, golpes e sequestro-relâmpago, ainda não entraram em vigor, mas algumas já foram anunciadas. Uma delas é o limite de R$ 1 mil nas transferências noturnas, entre 20h e 6h. Além do Pix, esse limite também funcionará para compras pelo cartão de débito e em TEDs.
O Banco Central anunciou as medidas no dia 27 de agosto. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), ainda não existe uma data prevista para as regras entrarem em vigor. As instituições financeiras ainda precisam de preparação para colocá-las em prática.
"Após o detalhamento das novas regras de segurança do Pix via normativo do Banco Central, as instituições financeiras irão se preparar tecnicamente para a implementação", afirmou a Febraban em nota.
Também é previsto na mudança, um prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas para a realização de pedido do usuário, feito por canal digital, para aumento de limites de transações com meios de pagamento (TED, DOC, transferências intrabancárias, Pix, boleto, e cartão de débito), impossibilitando o aumento imediato em situação de risco.


