Banho completo e saudável para cães e gatos

Veterinário indica outro tipo de tratamento para a dermatite alérgica em pets

[Banho completo e saudável para cães e gatos]

FOTO: Divulgação

Você já ouviu falar em banho terapêutico para animais de estimação? De acordo com o veterinário Ricardo Cabral, é o mais indicado para evitar as dermatites alérgicas, se for realizado com as técnicas corretas e produtos que contribuem com a saúde da pele dos cães e gatos.

Tendo como características as feridas na pele, muita coceira, dor e incômodo no local, as dermatites desse tipo são, como as alergias em humanos, uma resposta do sistema imunológico do pet a alguma substância específica, necessitando uma atenção especial para o momento da higienização.

Por isso, além das aplicações de pomada e medicamentos, o tratamento que têm apresentado excelentes resultados são os banhos terapêuticos com produtos naturais e fitoterápicos, que acalmam a pele e aliviam a coceira. Entretanto, para que tudo ocorra da melhor maneira o especialista dá algumas dicas:

Antes de iniciar o banho

Primeiro escove os pelos, removendo com cautela os nós e pelos emaranhados. Os olhos precisam ser limpos de maneira delicada com uma gaze ou toalha especial que não solte fiapos. Caso necessário, molhe a gaze em água morna. Já as unhas demandam uma atenção redobrada. “O ideal é que um profissional corte a unha. Não recomendo que se faça isso em casa, pois existe um risco grande de machucar e gerar uma infecção. Apenas as pontinhas devem ser cortadas e com uma tesoura apropriada para isso”, explica Ricardo.

Proteja os ouvidos

A primeira parte do banho terapêutico começa pelos ouvidos. A limpeza externa pode ser feita com movimentos suaves, utilizando gaze ou algodão embebidos com produtos apropriados. Já a parte interna da orelha precisa ter uma limpeza mais cautelosa.

Umedeça os pelos

Antes de molhar o animal, é necessário prendê-lo de maneira segura e que não cause desconforto. Após, o pelo pode começar a ser umedecido, sempre com água morna, especialmente em dias frios e até mesmo em dias quentes, para que ele fique mais relaxado. É importante ressaltar que, se o pet estiver agitado ou com medo, forçar a tomar banho nunca será a melhor opção. “Nesses casos, comece devagar o processo, com carinhos que associe o esfregar ou brincadeiras. Deixar o secador ligado para ele associar o barulho também é uma opção. Passe a lavar apenas as patas, depois o corpo, sempre o recompensando com algum petisco. Assim o medo de água vai passando gradativamente”, conta.

Hora do shampoo

O shampoo deve ser aplicado em volume adequado ao peso do animal e quantidade de pelagem, sempre fazendo movimentos de massagem até formar uma leve espuma. “Algumas doenças como infecções de pele e alergias podem demandar um tratamento tópico, ou seja, por meio de banhos terapêuticos e o shampoo é o remédio para esses casos”, conta.

Enxágue bem

Após deixar o shampoo agir por pelo menos 10 minutos, é importante enxaguar bem, com água morna para que não fique resíduos na pelagem.

Passe o condicionador

Nessa etapa, basta repetir o 2º e 3º passo, porém aplicando o condicionador ao invés do shampoo.

Pelo limpo e saudável

Por último, é só utilizar um secador de cabelo para secar completamente os pelos do pet, sempre tomando cuidado com a temperatura. “Com o pelo completamente seco, é importante aplicar um antipulgas, para manter o animal protegido contra pulgas e carrapatos. Secar cuidadosamente toda a pelagem é essencial para evitar possíveis dermatites, infecções e proliferações de fungos”, conta o veterinário.

Com relação a frequência desse tipo de banho, o veterinário explica que demanda de cada pet e ocasião. “Para cães grandes que vivem mais no quintal, o banho quinzenal é o suficiente. Para animais de pequeno porte, que convivem mais de perto com os tutores, o banho pode ser dado semanalmente. Se o pet tiver doenças de pele ou alergias, o veterinário irá avaliar o produto a ser utilizado e a frequência de banhos, dependendo de cada caso”, finaliza.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!