Banksy perde direitos autorais de obra famosa por não revelar sua identidade

Decisão abre precedente envolvendo outras obras do artista

[Banksy perde direitos autorais de obra famosa por não revelar sua identidade]

FOTO: Reprodução/Revista Monet

O artista plástico Banksy perdeu os direitos autorais de sua obra de arte "Flower Thrower"  depois de se recusar a revelar sua verdadeira identidade aos juízes. A decisão do caso envolvendo o um dos murais mais conhecidos da atualidade pode abrir um precedente envolvendo as outras criações do misterioso artista de rua ao redor do mundo.

Banksy, que já havia declarado que "direitos autorais são para perdedores", perdeu um longo processo judicial de dois anos contra uma empresa de cartões. Os juízes apontaram para o fato de que "ele não pode ser identificado como o proprietário inquestionável de tais obras, pois sua identidade está oculta". 

O artista havia pedido o registro de marca na União Europeia para a peça, pintada em Jerusalém seis anos atrás, mas isso foi contestado por uma empresa de cartões porque o artista não queria comercializá-la, mas sim a criou como uma obra de arte.

O jornal Daily Mail apontou Banksy como sendo o ex-estudante público Robin Gunningham, embora sua identidade não tenha sido confirmada. Recentemente, um boato apontando o ex-apresentador infantil do programa "Art Attack" Neil Buchanan seria o alter ego do famoso artista. O rumor teria inclusive inspirado um graffiti de Banksy, que usou o nome da atração infantil e a imagem do ex-apresentador para fazer piada.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!