Barragem do Pituaçu recebe teste com sirenes do sistema de emergência
As ações foram realizados nesta quinta-feira (21)

Foto: Divulgação
A Embasa está em teste com sirenes do sistema de emergência da barragem de Pituaçu durante dois dias. As ações foram realizados nesta quinta-feira (21), em dois pontos na comunidade do Bate Facho e na BRK Ambiental, ambas localizadas na Av. Jorge Amado. Já nesta sexta-feira (22), os testes continuam na região da Bolandeira (Boca do Rio) e novamente na comunidade do Bate Facho, das 10h às 12h e das 14h às 16h.
No procedimento, a população que habita nesta área ouvem um forte sinal sonoro que, nesta ocasião, não representa sinal de perigo. Este plano de emergência visa garantir a segurança das pessoas que habitam à jusante (no sentido do fluxo da água) do vertedouro da barragem de Pituaçu. Ele inclui a transmissão de sinais de sirenes, mensagens de voz, mensagens de texto enviadas para celulares cadastrados, sinais luminosos e evasão por rotas de fuga traçadas pela Defesa Civil do município de Salvador. Essas rotas serão testadas em breve, durante simulação de acidente hipotético na barragem, envolvendo a população residente no local e os órgãos competentes para lidar com este tipo de ocorrência.
Confira como estão ocorrendo os acionamentos das sirenes instaladas na área considerada no plano de emergência da barragem de Pituaçu:
Dia 21/11, das 10h às 12h, uma sirene instalada no Bate Facho foi acionada algumas vezes;
Dia 21/11, das 14h às 16h, uma sirene instalada na BRK será acionada algumas vezes;
Dia 22/11, das 10h às 12h, duas sirenes instaladas na área da Bolandeira serão acionadas algumas vezes;
Dia 22/11, das 14h às 16h, as quatro sirenes instaladas entre o Bate Facho e a Bolandeira serão acionadas algumas vezes.


