Barro e Ubunto unem Bahia e Pernambuco em "Carne dos deuses"

Faixa hedonista e swingada traz o clima do verão do Nordeste com pitadas do pop contemporâneo

[Barro e Ubunto unem Bahia e Pernambuco em

FOTO: Divulgação

O pernambucano Barro e o baiano Ubunto se uniram para um estudo sobre o ijexá e suas influências com a sonoridade pop. Buscaram novas formas de marcar células, novos timbres de bateria eletrônica e encontraram uma mistura interessante de percussões com sintetizadores. O resultado do início dessa pesquisa, é o single "Carne dos deuses", que chega hoje (3/12) aos aplicativos de música através da Altafonte.

"Escutamos muita coisa e fomos tentando pensar como dialogar também com o que tem rolado hoje e principalmente sobre como encontrar as pontes entre o que eu venho fazendo e o que Ubunto vem desenvolvendo também", conta Barro. " É um ijexá moderno muito ligado ao Axé Music do fim dos anos 80, início dos 90. Vem também com esse gosto de verão que Pernambuco trazia nos anos 90 e para além da timbragem solar tem uma proposta de letra bastante amorosa e hedonista", acrescenta Ubunto.

Para Barro, os dois artistas têm um interesse recíproco sobre Bahia e Pernambuco. "De aprender mais nessa troca sobre como podemos crescer com as experiências das nossas cenas, pensando as conexões e a potência desses dois estados que compõem duas matrizes fundamentais para se pensar o Brasil", acredita.

Ali em "Carne dos deuses" são latentes referências de grupos baianos como Oludum e Banda Mel, assim como no som dos carnavais de Recife como da Banda Versão Brasileira e Banda Pinguim. A faixa estreita as relações entre Salvador e Recife e encontra eco nestes dois artistas que exalam frescor e modernidade.

É uma música para trazer a leveza da brisa e sensualidade das ondas . Violão de nylon, percussões com beat e sintetizadores se fundindo. Uma canção de verão com direito a teletransporte para o mar e toda sedução praieira.

Barro

Barro se posiciona como um divisor de águas da música feita em Pernambuco, com sonoridade Pop cheia de sotaque, e ao mesmo tempo apontando para uma contemporaneidade urbana pouco comum. O cantor vem conquistando espaço pelo Brasil e em muitos países da Europa.

Barro atua também como compositor e produtor musical. O artista assina composições em parceria com Mariana Aydar, Duda Beat, Aíla, Felipe Cordeiro e Romero Ferro. Como produtor musical realizou trabalhos para Mariana Aydar, Júlia Konrad, Carlos Ferrera e Romero Ferro.

Ubunto

Produtor musical e DJ, Ubunto é um artista baiano atuante na cena contemporânea da música brasileira desde 2014. Seus trabalhos incluem produções musicais com nomes como Adriana Calcanhoto, Fafá de Belém, Vanessa da Mata, Lazzo Matumbi e Olodum. Frequentemente encontrado em diversos line ups de festivais e eventos ao redor do Brasil, desde o Festival Virada Salvador ao São Paulo Fashion Week, é possível somar ainda os festivais e festas parceiras como Meca, Bananada, Bloco do Silva e Camarote da Arara. Em 2019 foi convidado pela Prefeitura de Salvador para recriar sua música “Careta”, utilizada como trilha sonora oficial para a campanha do dia do turismo. Em 2020 atuou como curador musical e DJ residente do Camarote Expresso 2222, de Gilberto Gil, no Carnaval de Salvador, além de ter lançado o “Abre a Roda”, produtora de áudio e selo musical. Este ano também foi uma das atrações do Coala VRTL, versão online do festival Coala que contou com artistas como Gilberto Gil e Novos Baianos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!