Barroso defende atuação de Moraes e destaca papel do STF na preservação democrática
Discurso marca retomada dos trabalhos no STF após recesso de julho

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Na abertura do segundo semestre judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, prestou apoio público ao colega Alexandre de Moraes e reforçou o papel do tribunal na defesa da democracia brasileira diante das recentes crises institucionais.
Durante a sessão desta sexta-feira (1º), Barroso destacou a atuação do STF frente a episódios de instabilidade registrados nos últimos anos, como tentativas de atentado, ameaças a ministros, disseminação de informações falsas sobre o sistema eleitoral e a invasão dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. Ele afirmou que o trabalho desenvolvido por Moraes e pela Corte foi fundamental para conter riscos ao Estado Democrático de Direito.
Barroso lembrou que o Brasil já enfrentou diferentes momentos críticos desde a redemocratização, como processos de impeachment, períodos de crise econômica e escândalos de corrupção. Apesar disso, segundo o ministro, a legalidade constitucional sempre foi preservada. Ele ressaltou que, mesmo diante das recentes ameaças, o STF agiu dentro do devido processo legal e com transparência.
“A Constituição de 1988 tem proporcionado ao país o mais longo período de estabilidade institucional da nossa história republicana. E não foram tempos banais”, disse.
O presidente do STF também mencionou as investigações em andamento na Corte para responsabilizar envolvidos em crimes contra a ordem democrática. Ele destacou que todas as ações estão sendo conduzidas de forma pública, com ampla participação da sociedade, advogados e imprensa.
Ao concluir sua fala, Barroso afirmou que o Supremo seguirá atuando com independência e equilíbrio. “A democracia tem lugar para todos. […] Quem ganha as eleições, leva. Quem perde pode tentar ganhar nas seguintes, respeitando as regras do jogo.”