Baseado em decisão de Gilmar sobre Mantega, juiz solta Maurício Ferro
Ferro estava preso desde 21 de agosto

Foto: Reprodução
O juiz Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba, decidiu nesta quinta-feira (5), soltar o advogado Maurício Ferro, ex-diretor Jurídico da Braskem e cunhado de Marcelo Odebrecht.
A ordem do juiz é baseada em uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que tirou de Curitiba o único caso contra o ex-ministro Guido Mantega (Fazenda/Governos Lula e Dilma) na vara de Bonat.
O juiz entendeu que o ministro declarou a nulidade de uma série de medidas que acarretariam na suspensão da prisão preventiva de Ferro, preso na Operação Carbonara Chimica, desdobramento da Lava Jato que investiga supostas propinas de R$ 118 milhões da Odebrecht a políticos e a Mantega.
Ferro estava preso desde 21 de agosto. O advogado Nilton Serson, apontado como laranja de Ferro, também foi preso. Ele teria lavado R$ 78 milhões de propinas da empreiteira por meio de 18 contratos fictícios de “prestação de serviços” à Braskem.


