Batifun lança feat com Gilberto Gil e Ganhadeiras de Itapuã

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Batifun lança feat com Gilberto Gil e Ganhadeiras de Itapuã

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, dia 02 de fevereiro, dia de Yemanjá e data em que o Batifun completa 24 anos de carreira, chega em todas as plataformas digitais “O Samba antes do Samba", música de autoria de Roberto Mendes e Jorge Portugal, que retrata a origem do gênero musical mais brasileiro de todos.  

Além do fonograma, também será lançado clipe deste feat pra lá de especial, que misturará cenas dos artistas nos dias de gravação com ilustrações, em desenho, costurando a narrativa da gênese do samba, gerado a partir da chegada dos povos escravizados vindos da mãe África, chegando primeiramente à Bahia. 

Neto do Lundu, filho do Cabila, o Samba surge primeiramente como resistência, pois a dança em forma de roda e umbigadas representava verdadeiro protesto, uma negação ao trabalho forçado imposto aos povos escravizados nas lavouras de cana de açúcar, pois o corpo do negro deveria apenas se voltar ao labor imposto. 

Muito tempo se passou e o Samba chega ao Rio de Janeiro a partir da segunda metade do século XIX, com as tias baianas, onde foi desenvolvido nos terreiros, ganhou vertentes e passou a ser reconhecido, depois de muitas rodas de bamba e resiliência, como um dos símbolos da cultura nacional. 

O clipe estará disponível às 00h e a música a partir das 12h desta quarta-feira (02/02).

Ficha técnica resumida

Música: O Samba antes do samba (Jorge Portugal e Roberto Mendes)

Intérpretes: Batifun e Gilberto Gil, com participação das Ganhadeiras de Itapuã 

Gravação (áudio e imagens de estúdio): Ilha dos Sapos (SSA/Ba), Estúdio Oliveira (SSA/Ba) e Estúdio do Beco (SSA/BA)

Clipe: 42 Polegadas e Canto do Galo Filmes

Direção: Marcelo Timbó

Edição: Elton Sales

Ilustrações: Enzo 

Link Clipe:

https://youtu.be/DAjVY40OXpw

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário