BC corta pela metade a projeção do PIB, estimando alta de 1% para 2022

A entidade analisa também inflação de 10% em 2021

[BC corta pela metade a projeção do PIB, estimando alta de 1% para 2022]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

O Banco Central (BC) informou que sua nova projeção é de alta de 1% no PIB do próximo ano. A estimativa anterior era de 2,1%. Os dados constam no Relatório Trimestral de Inflação publicado nesta quinta-feira (16). Para 2021, o BC também avaliou para baixo sua projeção de PIB de 4,7% para 4,4%.

As revisões do Banco Central seguem projeções mais pessimistas do mercado nos últimos meses. De acordo com o último relatório Focus, era esperado um crescimento de 0,5% em 2022, porém muitos agentes já veem queda na atividade, como o Itaú. 

Essa queda nas expectativas ocorre por conta de uma preocupação com a inflação, que ameaça fugir da meta em 2022, os juros mais altos, com a Selic superando os 10%, e as incertezas de um ano eleitoral. O baixo crescimento verificado em alguns períodos deste ano também preocupa.

De acordo com o Banco Central, o PIB do terceiro trimestre veio abaixo do esperado e os índices de setembro e outubro apresentam recuo na atividade econômica. O relatório também revela juros mais altos desestimulando a economia, mas ressalta que a agropecuária e o processo de normalização da economia, principalmente no setor de serviços, podem ajudar a atividade.

"Surpresas negativas em dados recentemente divulgados, novas elevações da inflação, parcialmente associadas a choques de oferta, e aumento no risco fiscal pioram os prognósticos de crescimento para 2021 e, em especial, para 2022", aponta o relatório.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!