Fundo Monetário Internacional (FMI) vai fechar escritorio no Brasil

Ministro da Economia, Paulo Guedes, havia adiantado a saída do fundo do país

[Fundo Monetário Internacional (FMI) vai fechar escritorio no Brasil]

FOTO: Agência Brasil

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta quinta-feira (16) que vai fechar seu escritório em Brasília até o dia 30 de junho de 2022.

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, havia adiantado a saída do fundo do país na véspera, durante evento da Fiesp, em São Paulo. “Vou dizer com delicadeza que nós estamos dispensando o FMI. Eles estão aqui há bastante tempo, havia bastante desequilíbrio. Pode passear lá fora”, disse.

O ministro citou ainda que a instituição “veio aqui para prever uma queda de 9,7%” no PIB brasileiro. A estimativa foi feita no início da pandemia, quando as previsões apontavam para um tombo maior da economia brasileira, que acabou mostrando retração de 4% no ano passado.

O ministério disse ainda que o Brasil valoriza o diálogo construtivo com o FMI, participa ativamente das atividades e iniciativas do Fundo, inclusive as que resultaram em auxílio internacional aos países vulneráveis durante a pandemia e permanece comprometido em continuar trabalhando para garantir um relacionamento frutífero com o Organismo.


Comentários