BC prevê possibilidade de 'reversão temporária' na atividade econômica em 2021
No entanto, isso vai depender do cenário da pandemia de Covid-19

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
O Banco Central (BC) prevê a possibilidade de uma "reversão temporária" da retomada na atividade econômica para este ano. Mas de acordo com o banco, isso vai depender do cenário da pandemia do novo coronavírus e do efeito do fim do auxílio emergencial na economia. A informação foi divulgada na ata da reunião do Comitê de política Monetária (Copom), nesta terça-feira (26).
Essa estimativa foi considerada durante a reunião que decidiu manter a taxa básica de juros, a Selic, em 2%. “O Comitê ponderou que os riscos associados tanto à evolução da pandemia como ao esperado arrefecimento dos efeitos dos auxílios emergenciais podem implicar um cenário doméstico caracterizado por mais gradualismo ou até uma reversão temporária da retomada econômica”.
No cenário externo, a avaliação do Comitê é que o surgimento de novas variantes do vírus nos Estados Unidos trazem riscos para países emergentes. Por outro lado, destacam também que “amplos programas de imunização” contra a Covid-19 e juros baixos, contribuem para o ambiente econômico do Brasil.