BC projeta melhora na indústria e serviços em 2022

Efeitos da La Niña na safra de verão deve impactar a produção agropecuária deste ano

Por Da Redação
Às

BC projeta melhora na indústria e serviços em 2022

Foto: Agência Brasil

O Banco Central (BC) alterou a previsão de produção dos três setores econômicos do Brasil: indústria, agropecuária e serviços. De acordo com o Relatório de Inflação, divulgado na última quinta-feira (24), as consequências econômicas da guerra na Ucrânia e a estiagem que afeta a safra de verão serão fatores determinantes para o cenário econômico em 2022.

O setor da agropecuária, já afetado pela falta de chuvas, seguirá enfrentando as consequências da baixa produção. Em entrevista à CNN,  Felippe Serigati, coordenador do mestrado profissional em Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV), afirmou que as dificuldades de crescimento do setor se dão principalmente por conta da incerteza em torno da oferta de fertilizantes e dos efeitos climáticos da La Niña.

“Presenciamos uma La Niña clássica, com seca nas partes sul do hemisfério Sul, e excesso de chuva na porção Norte. Estamos encerrando a safra de verão, que é a principal para o país, e a região Sul também foi fortemente prejudicada devido à falta de chuvas”, disse.

Já o setor industrial, segundo o BC, terá apenas uma perda menor. De acordo com Felippe Serigati, o aumento dos preços de frete, por conta da alta do petróleo, e as incertezas no abastecimento ainda afetam o setor industrial.

“O principal fator pode ser o aumento de custo da cadeia logística de suprimentos, principalmente o aumento no preço do petróleo. Isso consequentemente afeta o custo de produção”, disse o especialista.

O setor de serviços foi afetado positivamente pelo fim das restrições impostas devido à pandemia. Outro fator favorável é a valorização do real, já que o câmbio atingiu a casa dos R$ 4,83 na quinta-feira (24), o menor valor dos últimos dois anos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.