BC realiza penúltima reunião do ano para definir taxa Selic

Expectativa é que se mantenha em 2% ao ano até dezembro deste ano

[BC realiza penúltima reunião do ano para definir taxa Selic]

FOTO: Reprodução/ Getty Images

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, inicia nesta terça-feira (27), a penúltima reunião para definir a taxa básica de juros, a Selic, que atualmente está em 2%, seu mínimo histórico. A última reunião deste ano será nos dias 8 e 9 de dezembro, e segundo a pesquisa do BC, a expectativa é que a Selic se mantenha em 2% ao ano até final de 2020. Para o fim de 2021, é estimado uma taxa básica de 2,75% ao ano.  

A Selic, que serve de referência para os demais juros da economia, é a taxa média cobrada em negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, registradas diariamente no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic). O Banco Central atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião.

A meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é 4% em 2020, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2,5% e o superior, 5,5%. Para 2021, a meta é 3,75%, também com intervalo de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

As instituições financeiras consultadas pelo BC projetam inflação maior que o piso da meta, em 2020. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é 2,99%, este ano. Para 2021, a estimativa é 3,10%. 


Comentários