Bem-estar pressupõe cuidar do corpo e da alma, aponta pesquisa
Estudiosos mergulharam em mais de 7 500 referências científicas sobre o tema; entenda

Foto: Freepik
Uma pesquisa iniciada pela Universidade de Bath, na Inglaterra, pôs fim a um dos maiores dilemas ainda existentes na área da saúde: o bem-estar engloba, sim, os cuidados com o corpo e com a alma. Até então, o termo "bem estar" ainda não tinha um verdadeiro significado bem definido.
Os estudiosos mergulharam em mais de 7 500 referências científicas sobre o tema. Buscaram os prós e contras de cada vertente e do combo extraíram um enredo — uma postura ajuda a outra, simples assim.
“Ficar mais atento, com a mente alerta, ajuda a treinar as forças psicológicas que precisamos para praticar exercícios corporais”, disse a VEJA Masha Remskar, cientista comportamental de Bath, uma das responsáveis pela pioneira pesquisa. “O mindfulness e o fitness se complementam incrivelmente bem, multiplicando os benefícios para a saúde mental”.
A união das duas extremidades - e adeus à polarização - tem um poder extraordinário de multiplicação. Isso é revelado pela análise da extensa pesquisa recentemente divulgada, recomendada por muitos especialistas com veemência. Ter uma mente tranquila ajuda a manter o ritmo nas academias e nas ruas. Ter um corpo forte é um suporte para bons pensamentos, e assim se estabelece o ciclo positivo com grandeza.
“Uma das formas de não deixar a mente à deriva é manter o corpo em movimento”, resume Marcelo Demarzo, coordenador do Centro Mente Aberta, da Unifesp, que atua com mindfulness.