Biden anuncia que EUA mataram o líder da Al-Qaeda
Ayman al-Zawahiri assumiu organização depois da morte de Osama bin Laden

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O presidente Joe Biden anunciou na última segunda-feira (1º) que os Estados Unidos mataram o líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, em um ataque aéreo em Cabul, capital do Afeganistão. “No último sábado, sob minhas ordens, os Estados Unidos realizaram um ataque aéreo sobre Cabul, que matou o emir da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri”, informou o presidente em pronunciamento na Casa Branca. “A justiça foi feita e esse líder terrorista não existe mais”, completou.
Zawahiri, considerado o coordenador dos atentados de 11 de setembro de 2001 que deixaram quase 3 mil mortos em Nova York, assumiu a liderança da organização terrorista depois da morte de Osama bin Laden, em 2011. Ele era um dos terroristas mais procurados pelos Estados Unidos, que ofereciam 25 milhões de dólares em recompensa por qualquer informação que levasse à sua prisão ou à sua condenação.
A morte dele permitirá que as famílias das vítimas do atentado contra as torres gêmeas "virem a página", declarou o presidente democrata. Ayman al-Zawahiri foi localizado "várias vezes e por longos períodos na varanda onde foi finalmente atingido" pelo ataque na capital afegã, acrescentou. De acordo com Biden, a operação "não causou vítimas civis".