ONU: Guterres visita Japão no aniversário do bombardeio nuclear a Hiroshima
Atentado ocorreu em 6 de agosto de 1945 e matou mais de 200 mil pessoas

Foto: Reprodução/ONU News
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, participará da Cerimônia Memorial da Paz em Hiroshima, no Japão, no próximo sábado (6). A data marca o aniversário do atentado nuclear à cidade, em 1945. No evento, Guterres deverá homenagear todas as vítimas do bombardeio e renovar os desejos de paz no mundo.
Além disso, ele também deve prestar homenagens às vítimas da Segunda Guerra Mundial e pedir aos líderes mundiais que eliminem estoques de armas nucleares. Na última segunda-feira (1°), Guterres participou da 10ª Conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear, assinado por 191 países, em Nova York.
Na ocasião, ele afirmou que a humanidade está a "um erro de cálculo da aniquilação nuclear". Para o secretário-geral da ONU, "desde o auge da Guerra Fria" não havia risco semelhante. Guterres acredita que a conferência acontece em um momento crucial para a paz e segurança coletivas e, por isso, faz questão de ir a Hiroshima, no Japão, para levar essa mensagem.
Mais de 200 mil pessoas morreram por conta da radiação nuclear, ondas de choque das explosões e radiação térmica resultantes do bombardeio a Hiroshima, em 6 de agosto de 1945, e a Nagasaki três dias depois. Além disso, mais de 400 mil pessoas morreram desde o fim da Segunda Guerra Mundial por causa dos impactos das bombas atômicas.