Biólogo fundador da Moderna acredita que o coronavírus saiu de laboratório em Wuhan
Derrick Rossi fala em entrevista sobre a eficácia das vacinas contra a Covid-19

Foto: Getty Images
Um dos fundadores da farmacêutica Moderna, o biólogo Derrick Rossi, disse ao jornal espanhol ‘El Comercio’ que não tem dúvidas de que o coronavírus saiu de um laboratório em Wuhan, na China. "Não temos nenhuma evidência, mas este vírus é tão diferente do dos morcegos que me parece improvável que tenha aparecido de forma natural. Facto é que um laboratório em Wuhan estava a trabalhar nele e estou convencido de que saiu de lá, que lhes escapou. Não acho que tenha sido de forma propositada, estavam apenas a estudá-lo e houve um acidente. A China nega, é claro, mas é a explicação que considero mais lógica", afirma o biólogo.
Durante a entrevista, o especialista também falou sobre a eficácia das vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo ele, é "difícil saber”. "Pode ser que a vacina nos imunize naturalmente e não seja necessário tomar mais vacinas, mas também pode acontecer mutações no vírus e tenhamos que nos vacinar todos os anos, como a gripe. Em todo o caso, estamos cada vez mais preparados para isso", afirmou.
Sobre a variante Delta do coronavírus, que está se espalhando pelo mundo, o biólogo acredita que as vacinas possam a combater. "Os vírus são a unidade evolutiva mais perfeita que existe. Sabem adaptar-se a qualquer inconveniente e pode ser que consigamos adaptarmo-nos à vacina. A vantagem da tecnologia RNA mensageiro é que somos capazes de adaptar-nos ao vírus rapidamente, por isso estou otimista".