Black Friday: Confira dicas para não cair em golpes ao comprar pelo PIX

É importante conferir todas as informações antes de concluir a transação

[Black Friday: Confira dicas para não cair em golpes ao comprar pelo PIX]

FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O PIX, sistema de pagamentos instantâneos que completou um ano neste mês, será uma opção de pagamento muito utilizada na Black Friday, principalmente porque o varejo tem dado bons descontos nas compras para quem faz a transferência bancária instantânea, além da facilidade e rapidez na compra.

Pesquisas apontam que o PIX será o terceiro meio de pagamento a ser utilizado na Black Friday, ficando atrás do cartão de crédito e boleto. Essa forma de pagamento possuem uma menor chance de fraude,  já que o cliente não fornece dados bancários para o pagamento. Mas ainda assim, é preciso alguns cuidados. 

Por isso, confira dicas para não cair em armadilhas na hora pelo PIX na Black Friday:

Desconfie sempre

A primeira dica é desconfiar. É importante conferir todas as informações antes de confirmar a transferência via PIX. É necessário ter cuidado com links que chegam de desconhecidos por meio de redes sociais, WhatsApp, e-mail ou SMS pedindo cadastro ou oferecendo brindes e descontos. E suspeitar de promoções que parecem boas demais para ser verdade.

“Uma das formas mais utilizadas pelos golpistas, atualmente, é o chamado phishing, ou pescaria digital. Através de links que levam a uma página falsa na internet, comumente muito parecida com a de uma loja conhecida ou até mesmo um banco, criminosos roubam senhas e dados pessoais dos consumidores para realização de compras e transferências eletrônicas”, explica Andrew Martines, CEO da empresa de cibersegurança HackerSec.

Outro ponto importante é checar a reputação das lojas online, em sites como do Reclame Aqui ou no Consumidor.gov.br, antes de fechar a compra. Por meio deles, é possível verificar a opinião de outros clientes e o nível de satisfação da loja.

Não pague fora da plataforma de e-commerce

Se estiver comprando em um loja online ou marketplace, atente-se: a compra deve ser finalizada no mesmo lugar, seja site ou aplicativo. Com isso, você garante o ressarcimento caso a encomenda não chegue. Se o vendedor pedir para finalizar a transação em outro ambiente ou para transferir o dinheiro, desconfie.

"O PIX ajudou a melhorar nossa experiência na hora da compra, principalmente online. Em contrapartida, a facilidade também chega aos fraudadores, que agora têm mais uma ferramenta para alimentar seus esquemas fraudulentos. Por isso, é preciso estar sempre atento" explica Ralf Germer, CEO da fintech de pagamentos em e-commerce PagBrasil.

Coloque um limite para suas transações

É preciso estabelecer um limite de transferência pelo PIX, mesmo que você queira fazer alguma transação de alto valor.  Alberto André, CEO da fintech Plusdin, recomenda não ter um limite alto para as transferências por PIX. Se o valor a ser transferido for mais alto que o limite, a dica é negociar para fazer duas transferências.

“É preciso ainda ficar atento aos dados de quem vai receber a transferência antes de confirmar a transação. Assim, evita cair em golpes que pedem dinheiro com o nome de uma pessoa, mas usam a conta bancária com dados diferentes", alerta.

Não faça transferências em redes públicas de wi-fi

Conectar-se a uma rede pública de wi-fi, de uso coletivo, faz com que o usuário se exponha de forma perigosa, e fazer determinadas transações aumenta ainda mais a exposição, como por exemplo, acessar a conta bancária.

“Para ter sempre os dados protegidos, o ideal é usar o aplicativo do banco com o próprio pacote de dados ou uma rede de wi-fi de uso privado”, recomenda Eduardo Tardelli, CEO da upLexis, empresa especializada em mineração de dados.

Cuidado com QR Codes falsos

O QR code é uma ferramenta que agiliza a compra: nele, já estão disponíveis o destino da transação e o valor do pagamento. Apesar de reduzir em alguns segundos o processo de pagamento, é preciso certificar-se de que o valor está correto, bem como o destino do pagamento, antes de concluir a operação.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Premiê do Japão vem ao Brasil em maio para fortalecer laços econômicos]

Abe também veio ao Brasil em 2014, durante visita oficial que incluiu caminhada pelo bairro da Liberdade, que concentra a comunidade asiática em São Paulo

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!