Black Friday de 2023 deve gerar ganhos de mais de R$ 7 bilhões ao comércio eletrônico
Houve um aumento de 114% em buscas de produtos com intenção de compra na internet

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
A Black Friday de 2023, tradicionalmente realizada na última sexta-feira de novembro, deve gerar ganhos de R$ 7,1 bilhões para o comércio online, estima a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm). Com essa estimativa, o faturamento pode ser cerca de 17% maior que o do ano passado, quando chegou a R$ 6,05 bilhões e o número de vendas cresceu 3,07%.
"A nossa perspectiva é que a Black Friday deste ano retome a proporção das vendas de 2021, considerando que 2022 foi um período atípico e abaixo das expectativas. Assim, para 2023, esperamos que as vendas voltem a crescer conforme as projeções da ABComm [17%]”, comenta Mauricio Salvador, presidente da associação.
Além das principais categorias, como eletrônicos, eletrodomésticos e moda, os segmentos de perfumaria, cosméticos e beleza também estão entre os que mais cresceram nas buscas da internet.
Houve um aumento de 114% na procura de produtos com intenção de compra e que enquadram nos critérios de "interesse pré-Black Friday", de acordo com a assessoria do Google.
Para este ano, cerca de 91% dos compradores vão usar plataformas online para consultar preços, descontos e produtos. Do total, a maioria já escolheu o produto que deseja comprar, mas ainda não definiu a marca ou loja, o que deve ser julgado de acordo com as promoções encontradas.