Bloco de Maia escolhe Baleia Rossi como candidato à presidência da Câmara

Decisão foi tomada nesta quarta-feira (23), em reunião

[Bloco de Maia escolhe Baleia Rossi como candidato à presidência da Câmara ]

FOTO: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou nesta quarta-feira (23), que o escolhido para ser o candidato do seu grupo à presidência da Casa é o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP). A decisão foi sacramentada em uma reunião entre lideranças dos 11 partidos que compõem o bloco, comandado por Maia. São eles: DEM, PSDB, MDB, Cidadania, PSL, PT, PCdoB, PDT, PSB, PV e Rede.

O outro cotado dentro do grupo era Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), favorito do presidente da Câmara, mas que não contava com apoio do próprio partido para concorrer. O anúncio oficial do nome de Baleia deve ser feito ainda nesta quarta-feira. O emedebista venceu a disputa interna com Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que não teve apoio interno da sua própria legenda. No último fim de semana, Baleia levou Maia para um encontro com o ex-presidente Michel Temer, uma das principais lideranças do MDB. Os três conversaram sobre a sucessão na Câmara por mais de duas horas no último sábado (19), no apartamento de Temer, na capital paulista.

Os partidos da oposição (PT, PSB, PDT e PCdoB), que fazem parte do bloco de Maia, prepararam um comunicado confirmando a escolha de Baleia Rossi. “Solicitamos ao presidente Rodrigo Maia uma reunião com o Dep. Baleia Rossi para 2ª-feira (28), 14h, para apresentar ao mesmo o que esperamos que seja seu compromisso sobre os procedimentos na Câmara nos próximos dois anos. Nossos partidos caminharão unidos para garantir a vitória da democracia, a independência do Poder Legislativo e a derrota do autoritarismo e do obscurantismo”.


Comentários