BNDES ampliará carteira de ativos verdes para concessão ao setor privado
Programa do banco já abrange 17,8 milhões de hectares

Foto: Agência Brasil
A carteira de projetos de concessão de reservas florestais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ganhará mais 15 ativos com a inclusão de 600 mil hectares em áreas preservadas pelo governo do Amapá. No total, incluindo as concessões de parques naturais, o programa da instituição já abrange 17,8 milhões de hectares. A informação é do Estadão.
Em relação às concessões de parques, estão na lista o Parque Nacional Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, os parques estaduais de Ibitipoca e Itacolomi, em Minas Gerais, que deverão ser licitados até o fim deste ano, e o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará.
Na última segunda-feira (14), durante a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27), no Egito, o diretor de concessões e privatizações do banco, Fábio Abrahão, anunciou a ampliação da carteira. Com o aumento, a carteira em estruturação pelo BNDES chegará a 32 projetos de reservas florestais e a 46 de parques naturais.
A maior parte ficará na fila para ser licitada na próxima gestão do banco, já sob o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As primeiras licitações de florestas estão previstas para o ano que vem, embora a confirmação do cronograma ainda dependa dos planos da futura gestão.