/

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

BNDES aprova financiamento para Butantan desenvolver vacina tetravalente contra gripe

Notícias
Saúde

BNDES aprova financiamento para Butantan desenvolver vacina tetravalente contra gripe

Os recursos são do programa BNDES Mais Inovação e serão repassados à Fundação Butantan

Por Da Redação
BNDES aprova financiamento para Butantan desenvolver vacina tetravalente contra gripe
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$45,4 milhões para que o Instituto Butantan faça os ensaios clínicos necessários ao desenvolvimento de uma vacina tetravalente de influenza, o vírus causador da gripe. Os recursos são do programa BNDES Mais Inovação, e serão repassados à Fundação Butantan, entidade ligada ao Instituto Butantan.

A atual vacina contra influenza produzida pelo Butantan protege contra os três tipos de vírus Influenza mais prevalentes e sua composição é atualizada anualmente, devido à alta taxa de mutação do vírus. O desenvolvimento da nova vacina tetravalente ampliará a eficácia do imunizante, além de facilitar a incorporação de outras linhagens do vírus que futuramente passem a ser relevantes.

De acordo com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o apoio do banco acelera o adensamento da pesquisa e inovação para o desenvolvimento do Complexo Econômico Industrial da Saúde, parte importante da Nova Política Industrial do Governo do Presidente Lula. 

“O acesso a vacinas é um direito do povo brasileiro, assegurado pelo SUS por meio do Programa Nacional de Imunização. Ao aumentar a efetividade da vacina contra a gripe utilizada nas campanhas do Ministério da Saúde, o projeto contribui para a melhoria do nosso sistema de saúde, por meio da queda dos números de hospitalizações, complicações e mortes causadas pela doença”, afirmou.

O apoio do BNDES tem como objetivo a realização dos estudos clínicos fase III, para a confirmação de eficácia e segurança da vacina tetravalente, testes que precisam ser realizados para a aprovação do registro do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Serão realizados dois ensaios clínicos fase III distintos, sendo um para participantes acima de 3 anos e outro realizado em crianças de 6 a 35 meses. Os estudos clínicos são gerenciados pelo Butantan e conduzidos por mais de vinte centros de pesquisa distribuídos pelas regiões Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil. 

Esses estudos são responsáveis pela criação de mais de 600 postos de trabalho nos diversos centros de pesquisa envolvidos nos estudos clínicos, nas diferentes regiões.

“A autorização deste recurso do BNDES chega em momento oportuno, mostrando o comprometimento do Banco em contribuir para que o Brasil possa fortalecer sua autonomia no setor de imunobiológicos”, disse Saulo Nacif, diretor executivo da Fundação Butantan.

A expectativa é que os resultados dos testes da nova vacina sejam submetidos à Anvisa em dezembro de 2024, com previsão de emissão do registro do imunizante no segundo semestre de 2025.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102