Boletim da Fiocruz aponta cenário de alto risco por causa das altas taxas na ocupação das UTI para Covid

Bahia aparece entre estados com taxa de ocupação de até 89% dos leitos

[Boletim da Fiocruz aponta cenário de alto risco por causa das altas taxas na ocupação das UTI para Covid]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

A Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) divulgou nesta quarta-feira (9) o novo Boletim do Observatório Covid-19, no qual classificou a atual situação da pandemia no Brasil como de alto risco. Uma das justificativas é que o país está com estabilidade na média móvel de novos casos, mas em patamares altos, o que significa que a transmissão da doença segue elevada.  

Segundo o estudo, a combinação do número alto de novos casos, mesmo com uma pequena queda no número de mortes e as altas taxas de ocupação de leitos de UTI no Sistema Único de Saúde (SUS) é muito preocupante. “Ainda é prematuro considerar que há uma queda sustentável de casos e óbitos ou que estamos entrando em uma terceira onda”, observam. 

De acordo com o boletim da Fiocruz, a Bahia, com 84% dos leitos ocupados aparece no grupo de nove estados que apresentam taxas de ocupação que variam de 80% a 89%. Além da Bahia, a lista dos estados nesse cenário também incluem: Roraima (87%), Piauí (88%), Paraíba (80%), Minas Gerais (82%), Rio de Janeiro (81%), São Paulo (82%), Rio Grande do sul (84%) e Mato Grosso (87%).

Em relação as capitais, Salvador também aparece no grupo de cidades que possuem a taxa de ocupação dos leitos de 80% a 89%, com uma porcentagem de 81%. Além da capital baiana, também estão presentes na lista: Boa Vista-RR (87%), Belém-PA (88%), Recife-PE (86%), e Florianópolis-SC (88%).

 


Comentários