/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Bolsonaro ameaça cancelar encontro com presidente de Portugal, que também terá agenda com Lula

Notícias
Política

Bolsonaro ameaça cancelar encontro com presidente de Portugal, que também terá agenda com Lula

'Não é possível, ninguém morre', disse o português Marcelo Rebelo de Sousa sobre o possível cancelamento

Por Da Redação
Bolsonaro ameaça cancelar encontro com presidente de Portugal, que também terá agenda com Lula
Foto: Manuel Elias/ONU

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) ameaçou cancelar uma audiência agendada para a próxima segunda-feira (4) em retaliação ao presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, também confirmar encontro com Lula. Ao ficar sabendo da notícia, durante embarque ao país na noite desta sexta-feira (1º), o líder português rebateu "é possível o almoço, tudo bem. Não é possível, ninguém morre".

Aos emissários portugueses, Bolsonaro mandou avisar que a audiência que aconteceria em Brasília estaria cancelada caso Rebelo de Sousa se encontre com o ex-presidente. O encontro entre Lula e o presidente português está agendado para este domingo (3), no Consulado Geral de Portugal, em São Paulo.

"Quem convida pra almoçar é que decide se quer almoçar ou não", afirmou o presidente de Portugal. "Se o presidente da República Federativa do Brasil entende que não pode, não quer, não é oportuno, que não entra na sua programação… Eu respeito quem convida deixar de convidar pelas razões que queira, por inoportunidade política, pessoal", seguiu.

Ainda no aeroporto, o presidente português afirmou não ter recebido confirmação de cancelamento e afirmou entender as "questões políticas" de Bolsonaro. Como exemplo, Rebelo de Sousa citou o posicionamento diferente adotado por ele e Bolsonaro frente à guerra na Ucrânia.

"Eu entendo que há questões políticas. Portugal é aliado da Ucrânia, Brasil não. Agora o almoço é uma questão que não constava no primeiro programa da ida ao Brasil. É possível o almoço, tudo bem. (Se) Não é possível, ninguém morre", disse.

Sobre o encontro com Lula, o presidente de Portugal afirmou que o compromisso é com o ex-presidente, não com o candidato, e não devem ser abordados temas relacionados as eleições. Além de Lula, Rebelo de Sousa vai encontrar ainda o ex-presidente Michel Temer (MDB) e tentar uma reunião com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "São personalidades que marcaram muito as relações entre Portugal e Brasil", explicou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102