Bolsonaro, ministro das Comunicações e presidente da Anatel participam de abertura do leilão do 5G
A disputa envolve 15 empresas, sendo que cinco já atuam na área de telecomunicações no Brasil

Foto: TV Brasil/Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro participou nesta quinta-feira (4) da cerimônia de abertura do leilão do 5G realizada pelo Governo Federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Estiveram presentes no evento o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o presidente da Anatel, Leonardo de Morais e outras autoridades.
O leilão será realizado entre esta quinta-feira (4) e sexta. A disputa envolve 15 empresas, sendo que Vivo, Claro, Tim, Algar Telecom e Sercomtel já atuam na área de telecomunicações no Brasil. Os vencedores dos lotes leiloados vão sendo anunciados durante os dias do leilão. A primeira faixa arrematada, da frequência de 700 MHz, foi vencida pela Winity II Telecom, no valor de 1,427 bilhões de reais.
Durante a cerimônia de tecnologia, Bolsonaro falou sobre a pratica de fakenews. “Em uma das minhas idas para a Amazônia, eu e Fábio Faria passamos em duas comunidades indígenas. O que eles pediram pra nós? Pediram internet. Quando gente começar a ver nossos irmãos indígenas com internet, eles vão começar a fazer matéria e mandar para fora. Não vai ser mais aquela fábrica de fake news que nós temos aqui no Brasil, o pessoal sabe onde funciona essa fábrica, difamando nossa pátria”, disse o presidente.
O ministro Fábio Faria falou sobre o potencial impulsionador que o 5G deve trazer para a economia e agradeceu ao presidente e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pela realização de um leilão não arrecadatório.
A 5G é considerada um marco tecnológico, que vai viabilizar inovações e impulsionar o desenvolvimento de tecnologias dignas de ficção científica, como carros autônomos, experiência de comunicação por realidade virtual com pessoas em outros lugares (metaverso), casas e eletroeletrônicos inteligentes e automatizados, etc.