Bolsonaro, Mourão e Braga Netto participam de cerimônia militar em comemoração a Santos Dumont
Evento aconteceu no quartel da Força Aérea Brasileira de Brasilia

Foto: Cleber Caetano/PR
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), participou nesta terça-feira (20), em Brasília, de uma cerimônia militar realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) para comemorar o aniversário do Patrono da Aeronáutica e Pai da Aviação, Alberto Santos-Dumont. O Vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, e o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, também marcaram presença no evento.
Na ocasião, foi entregue a Medalha Mérito Santos-Dumont. A comenda, criada em 1956 durante as comemorações do cinquentenário do voo do 14-Bis, é uma distinção concedida a militares da FAB que tenham se destacado no exercício da profissão, a militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que tenham se tornado credores de homenagens especiais da FAB e aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica.
Durante o evento, o ministro da defesa saudou todos os militares e autoridades que estavam presentes e falou, em discurso, sobre a importância de Santos Dumont para os militares. “O Ministério da Defesa, aqui representando o sentimento conjunto dos integrantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea, ressalta nesta marcante cerimônia os altos feitos do Patrono da Aeronáutica como forma de reconhecimento. O alto nível de profissionalismo dos integrantes das forças armadas demonstra o esforço que os militares brasileiros empenham nas suas missões constitucionais. A defesa aérea espacial de nossas fronteiras, mantendo a soberania nacional, é a missão precípua em que nenhuma outra instituição tem capacidade de executar, somente a nossa Força Aérea”, disse.
“O atendimento aos anseios da população brasileira em momentos de crise e aflição é uma tradição da profissão militar. Os voos da vida, que transportam órgãos e esperanças para milhares de pacientes, o controle do espaço aéreo e o apoio logístico para áreas remotas da Amazônia… O Brasil sempre poderá contar com os militares. A Defesa e as Forças Armadas permanecem focadas na preservação dos mais caros valores e da liberdade”, completou.
Bolsonaro participou de marchas e saudações oficiais aos militares, mas não discursou no evento. Além do ministro da Defesa, apenas o comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista, discursou no evento. Na ocasião, ele agradeceu a presença do presidente Bolsonaro e dos demais que estavam no local e reforçou a importância do exercício da profissão.