Bolsonaro veta projeto de socorro a pequeno produtor rural afetado pela pandemia de covid-19

Conforme o projeto, a União deveria pagar R$ 2,5 mil por família para produtores em situação de pobreza e extrema pobreza

[Bolsonaro veta projeto de socorro a pequeno produtor rural afetado pela pandemia de covid-19]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro vetou o projeto de lei que prevê medidas emergenciais de amparo à agricultura familiar para mitigar os efeitos econômicos causados pela pandemia da covid-19. Conforme o projeto que foi aprovado pelo Congresso no mês passado, a União deveria pagar um auxílio de R$ 2,5 mil por família para produtores em situação de pobreza e extrema pobreza. O veto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (17). 

O texto reconquistaria dispositivos vetados pelo governo em outro projeto de socorro a agricultores familiares aprovado em 2020, e iria autorizar a prorrogação de dívidas rurais até dezembro de 2022.

Entre as justificativas para rejeitar a matéria, o governo disse que as medidas poderiam causar renúncia de receitas sem a apresentação da estimativa do impacto orçamentário e financeiro e das medidas compensatórias, violando regras constitucionais, fiscais e orçamentárias.

A Secretaria-Geral da República reforçou em nota que "a proposição legislativa foi objeto de veto para fins de atendimento às normas orçamentárias e financeiras vigentes, bem como para não incidir em sobreposição de ações com os programas "Alimenta Brasil" e de "Fomento às Atividades Produtivas Rurais", inclusive, em relação à distribuição de recursos orçamentários, os quais já atendem um número significativo de pessoas que são contempladas por tais benefícios de forma perene".


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!