Brasil avança em ranking mundial de competitividade
Pesquisa destaca os avanços do setor de infraestrutura de transporte no país

Foto: Agência Brasil
O Brasil avançou a posição no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial segundo pesquisa sobre a infraestrutura de transporte conduzida pela Fundação Dom Cabral. Empresários brasileiros apontaram melhoras nos quatro indicadores utilizados.
Segundo a pesquisa de opinião, os serviços aeroviários teve um salto de 18 posições, de 85 para 67. A qualidade das rodovias brasileiras melhorou oito posições de 116 para 108, enquanto a eficiência das ferrovias melhorou uma posição de 86 para 85. Para fazer a análise, foi escolhido o Índice de Competitividade Global - Subíndice de Infraestrutura de Transportes, calculado pelo Fórum Econômico Mundial.
O subíndice possui oito indicadores, agrupados por cada um dos quatro modos de transportes, sendo sempre um indicador objetivo e outro baseado na pesquisa de opinião. Foram analisadas: qualidade das estradas, eficiência dos serviços das ferrovias, eficiência dos serviços de transporte aéreo e eficiência dos serviços portuários. O Relatório Final do Fórum Econômico Mundial será divulgado no dia 16 de dezembro.