Brasil bate recorde histórico de ofertas e consolida nova era do consumo promocional!

A digitalização foi um dos principais motores dessa transformação; em 2019, apenas 6% das ofertas eram veiculadas em redes sociais e em 2025, essa participação saltou para 57%

Por Michel Telles
Às

Atualizado
Brasil bate recorde histórico de ofertas e consolida nova era do consumo promocional!

Foto: Divulgação

O varejo brasileiro alcançou em 2025 um novo patamar histórico no volume de ofertas. De janeiro a outubro deste ano, segundo levantamento da Shopping Brasil (https://w0.shoppingbrasil.com.br/), empresa líder em pesquisa de ofertas no país, que monitora diariamente os principais varejistas nacionais e regionais a partir de anúncios veiculados em mídias sociais, campanhas em TV e encartes físicos e digitais, a quantidade de promoções cresceu 73% em relação ao mesmo período de 2019, último ano pré-pandemia. Esse crescimento não é pontual: é o reflexo de um comportamento consolidado do consumidor e da evolução das estratégias de mídia e precificação por parte do varejo e da indústria.

A digitalização foi um dos principais motores dessa transformação. Em 2019, apenas 6% das ofertas eram veiculadas em redes sociais. Em 2025, essa participação saltou para 57%, o que mostra que a comunicação promocional está, literalmente, na mão do consumidor. “As redes sociais se tornaram a nova vitrine do varejo. As ofertas chegam pelo celular, com agilidade, menor custo e apelo visual. A decisão de compra continua acontecendo majoritariamente na loja física, mas a motivação começa no digital”, explica Renata González, diretora comercial e sócia da Shopping Brasil.

A pressão econômica também impulsiona esse movimento. Com grande parte da população endividada, o consumidor brasileiro está mais sensível ao preço. Comparar e buscar ofertas deixou de ser apenas um hábito: virou uma estratégia de sobrevivência. “O fenômeno cultural das promoções encontra hoje uma base tecnológica robusta para se amplificar e está disponível a diferentes portes de revendas e fabricantes”, afirma Renata.

Outro protagonista desse cenário é o atacarejo. O canal dobrou sua participação nas ofertas em apenas quatro anos, saltando de 14% em 2021 para 33% em 2025. Além de ampliar sua presença digital, o formato investiu em sortimento mais completo, com destaque para perecíveis. Frutas, legumes, carnes e aves passaram a ser mais ofertados para aumentar a frequência de visitas às lojas e competir com supermercados e hipermercados em compras recorrentes.

A categoria de perecíveis, inclusive, foi uma das que mais cresceu. Em 2020, representava 29% das ofertas. Em 2025, esse número chegou a 34%. Já os produtos de mercearia, historicamente dominantes, cresceram de 35% para 37%, com forte presença de bebidas, especialmente em sazonalidades como Carnaval e fim de ano.

Dentro da cesta de perecíveis, aponta a pesquisa da Shopping Brasil, os alimentos de preparo rápido, como congelados e resfriados, ganharam protagonismo. A popularização da airfryer impulsionou a demanda por produtos prontos ou semiprontos, que economizam tempo e se encaixam nos novos hábitos de consumo das famílias urbanas.

Outro dado relevante é o crescimento das marcas próprias nas ofertas. Em um cenário de busca por competitividade e margens preservadas, algumas redes já destinam até 25% de suas promoções a esses produtos.

Outubro de 2025 também registrou um marco: foi o mês com o maior volume de ofertas da série histórica, com crescimento de 16% em relação a outubro de 2024. O mês das crianças, a ascensão do Halloween e a expectativa da Black Friday ampliaram a competição pelo bolso do consumidor, antecipando estratégias e intensificando a comunicação promocional.

A conclusão é clara: as ofertas deixaram de ser apenas uma ação tática. “Elas se tornaram um componente estratégico do posicionamento de marcas e redes varejistas. Em um cenário econômico desafiador, saber quando, como, onde e com que frequência ofertar virou ciência”, comenta Renata Gonzalez.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.