Brasil concentra 83% dos casos de dengue nas Américas

Até 26 de março, mais de 3,5 milhões de infecções foram registrados na região

[Brasil concentra 83% dos casos de dengue nas Américas]

FOTO: Agência Brasil

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alertou para o aumento de casos de dengue nas Américas. Até o dia 26 de março deste ano, mais de 3,5 milhões de infecções e mais de mil mortes foram relatadas na região. Apesar de estar em alta em toda a América Latina e Caribe, 83% das ocorrências se concentram no Brasil. 

O diretor da Opas, Jarbas Barbosa, afirmou que o aumento "é motivo de preocupação, pois representa três vezes mais casos do que os registrados no mesmo período de 2023, um ano recorde com mais de 4,5 milhões de casos registrados na região".  

O aumento é atribuído à maior estação de transmissão no hemisfério sul, quando o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, prospera devido ao clima quente e chuvoso. De acordo com os dados divulgados,  Brasil, o Paraguai e a Argentina são os países mais afetados e respondem por 92% dos casos e 87% das mortes na América Latina. 

Barbosa apontou que há também um crescimento de casos em países como Barbados, Costa Rica, Guadalupe, Guatemala, Martinica e México, onde a transmissão costuma ser maior no segundo semestre. 

O diretor da Opas também observou a presença do mosquito vetor e casos em novas áreas geográficas, levantando preocupações de que alguns países podem não estar preparados para enfrentar um aumento na transmissão.

Nos últimos doze meses, a Opas emitiu nove alertas epidemiológicos, fornecendo orientações aos Estados-Membros sobre prevenção e controle da enfermidade.

A presença dos quatro sorotipos da dengue na região aumenta o risco de epidemias e formas graves da doença. A circulação simultânea de dois ou mais sorotipos de dengue foi observada em 21 países e territórios das Américas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!