Brasil deixa Mapa da Fome da ONU após três anos de alerta

Relatório aponta que risco de subnutrição caiu abaixo de 2,5% da população

Por Da Redação
Às

Atualizado
Brasil deixa Mapa da Fome da ONU após três anos de alerta

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil saiu novamente do Mapa da Fome das Nações Unidas, conforme aponta o relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025”, divulgado nesta segunda-feira (28) pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Com base na média de dados coletados entre 2022 e 2024, o país registrou menos de 2,5% da população em situação de subnutrição, o que representa a superação do patamar definido pela ONU como indicativo de insegurança alimentar grave.

A divulgação foi feita durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, realizada em Adis Abeba, na Etiópia. Segundo o relatório, a nova avaliação reverte o quadro observado no triênio anterior (2018–2020), quando o Brasil retornou ao Mapa da Fome após seis anos fora da lista, reflexo do aumento da insegurança alimentar no período.

O Mapa da Fome é uma ferramenta da FAO que monitora o acesso da população mundial à alimentação adequada, considerando não apenas o consumo calórico, mas também a qualidade nutricional necessária para manter uma vida saudável. A subnutrição, para a agência, ocorre quando uma pessoa, de forma habitual, consome menos do que o necessário em calorias e nutrientes.

A retirada do Brasil do Mapa indica uma melhora nas condições alimentares da população, embora especialistas alertem que os desafios da segurança alimentar ainda persistem em várias regiões do país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.