Brasil deve ganhar nova usina nuclear em 2031

Ministério de Minas e Energia abriu documento para consulta público nesta segunda (24)

Por Da Redação
Às

Brasil deve ganhar nova usina nuclear em 2031

Foto: Divulgação/Governo Federal

O Governo Federal planeja que uma nova usina nuclear comece a operar no país em 2031. Nessa segunda-feira (24), o  Ministério de Minas e Energia colocou em consulta pública um documento sobre a obra. 

A instalação da usina, anunciada antes mesmo da retomada da Angra 3, consta no Plano Decenal de Energia (PDE) de 2031. As informações são do O Globo.

Até o momento, o governo não informou o local de construção da nova usina, a previsão é que fique situada no Sudeste ou no Centro-Oeste. “Os atributos de confiabilidade de geração, elevado fator de capacidade e livre de emissões de gases causadores de efeito estufa, concretizam essa tecnologia como opção na matriz elétrica brasileira”, afirma trecho do plano elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

As duas usinas, Angra 1 e 2, ambas localizadas em Angra dos Reis-RJ, respondem por menos de 3% de toda a energia gerada no país. A previsão do governo é que a nova usina gere 1 gigawatt (GW) de energia, com capacidade para abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes.

De acordo com o PDE, o país é privilegiado também na oferta de urânio, combustível necessário para as usinas nucleares, e domina toda a tecnologia da mineração até a montagem.

“Há de se ressaltar também o quadro técnico de pessoas com experiência de sucesso na operação e manutenção das usinas de Angra 1 e 2, bem como centros de ensino e pesquisas na área nuclear”, acrescenta o documento.

O Plano Decenal de Energia estima também que a capacidade instalada para geração de energia elétrica deve apresentar um aumento de 37% nos próximos dez anos, alcançando 275 gigawatts (GW) em 2031.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.