Brasil deve registrar aumento de casos de câncer de mama em 2023, diz INCA
Estimativa prevê 704 novos casos de câncer por ano entre 2023 e 2025, principalmente no Sul e Sudeste

Foto: Marijana/Pixabay
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar aumento de casos de câncer de mama em 2023. Uma estimativa do instituto aponta para 704 mil novos casos de câncer por ano de 2023 a 2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.
Nas mulheres, o câncer de mama é mais incidente, seguido pelo câncer colorretal, do colo do útero, o conjunto traqueia, brônquios e pulmão, câncer de tireoide, estômago, corpo do útero e ovário. Hoje, dia 27 de novembro, é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, data criada pela portaria do Ministério da Saúde, que tem objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente sobre a sua prevenção.
De maneira geral, entretanto, as mulheres fazem exames periódicos. A descoberta ocasional de massas anexiais é de cerca de 10% a 15% das mulheres que fazem ultrassom de rotina. Apenas uma em cada 10 têm indicação de cirurgia e, entre essas que forem operadas, 13% a 17% terão câncer.
O ovário pode dar origem a diferentes tipos de alterações com várias origens histológicas, mas muitos dos cistos detectados nos exames de rotina são funcionais como cisto folicular, do corpo lúteo, luteoma da gravidez e outros que não precisam de cirurgia para o diagnóstico já que irão desaparecer naturalmente.