• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Brasil deve registrar aumento de casos de câncer de mama em 2023, diz INCA

Brasil deve registrar aumento de casos de câncer de mama em 2023, diz INCA

Estimativa prevê 704 novos casos de câncer por ano entre 2023 e 2025, principalmente no Sul e Sudeste

Por Da Redação
Ás

Brasil deve registrar aumento de casos de câncer de mama em 2023, diz INCA

Foto: Marijana/Pixabay

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar aumento de casos de câncer de mama em 2023. Uma estimativa do instituto aponta para 704 mil novos casos de câncer por ano de 2023 a 2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.

Nas mulheres, o câncer de mama é mais incidente, seguido pelo câncer colorretal, do colo do útero, o conjunto traqueia, brônquios e pulmão, câncer de tireoide, estômago, corpo do útero e ovário. Hoje, dia 27 de novembro, é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, data criada pela portaria do Ministério da Saúde, que tem objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente sobre a sua prevenção.

De maneira geral, entretanto, as mulheres fazem exames periódicos. A descoberta ocasional de massas anexiais é de cerca de 10% a 15% das mulheres que fazem ultrassom de rotina. Apenas uma em cada 10 têm indicação de cirurgia e, entre essas que forem operadas, 13% a 17% terão câncer. 

O ovário pode dar origem a diferentes tipos de alterações com várias origens histológicas, mas muitos dos cistos detectados nos exames de rotina são funcionais como cisto folicular, do corpo lúteo, luteoma da gravidez e outros que não precisam de cirurgia para o diagnóstico já que irão desaparecer naturalmente. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário