Pesquisa revela que 50% das pessoas já adotaram algum tratamento sem consultar médicos
55% apontam que a principal fonte de informação sobre saúde são médicos, enquanto 54% diz ser a internet

Foto: Fernando Zhiminaicela/Pixabay
De acordo com uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto Ipsos, a pedido da Sanofi, 50% dos entrevistados relataram já ter adotado algum hábito de saúde ou tratamento sem consultar especialistas. O levantamento foi realizado com 1.500 respondentes de todas as regiões do país e a margem de erro do estudo é de 2,5 pontos percentuais.
Ainda segundo o estudo, 55% apontam que a principal fonte de informação sobre saúde são médicos, enquanto 54% diz ser a internet. Apesar de figurar entre as duas principais fontes de informação sobre saúde, a internet ficou em oitavo no ranking de nível de confiança do público, atrás apenas dos aplicativos de mensagens instantâneas e das redes sociais, os dois últimos colocados.
Ao serem questionados se checavam a veracidade do que recebiam sobre saúde, 63% responderam que sim, 32% que às vezes e 5% que não checam. 62% disseram perguntar a algum profissional de saúde e 49% pesquisam justamente em sites de busca. 43% dos respondentes disseram se informar pelo Ministério da Saúde e 36% pela Organização Mundial de Saúde, que ocuparam o terceiro e o primeiro lugar no ranking de nível de confiança, respectivamente. 37% também disseram que usam o MS para checagem do que recebem sobre saúde.