/

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Brasil enfrenta novo surto de dengue com crescimento de 13% em relação ao mesmo período de 2022

Notícias
Saúde

Brasil enfrenta novo surto de dengue com crescimento de 13% em relação ao mesmo período de 2022

Somente neste ano, foram registrados mais de 1 milhão de casos

Por Da Redação
Brasil enfrenta novo surto de dengue com crescimento de 13% em relação ao mesmo período de 2022
Foto: Divulgação/IAEA

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstram que o Brasil está enfrentando um aumento significativo de casos de dengue, com mais de 2,3 milhões de ocorrências da doença somente neste ano. Desse total, mais de 1 milhão foram confirmados, incluindo 1,2 mil classificados como dengue grave, com 769 mortes.

O aumento de casos de dengue no país representa um crescimento de 13% em relação ao mesmo período do ano passado e de 73% em relação à média dos últimos cinco anos. A OMS avaliou o risco de dengue como alto em nível regional devido à ampla distribuição de mosquitos transmissores, especialmente os do tipo Aedes aegypti.

Na Bahia, a cidade de Feira de Santana decretou estado de emergência devido ao aumento de casos da doença no município. No estado os casos de dengue grave cresceram

Na região das Américas, foram registradas mais de 3 milhões de ocorrências suspeitas e confirmadas de dengue neste ano. Esse número já ultrapassa o total de casos registrados durante todo o ano passado, que foi de 2,8 milhões. 

Metade da população mundial em risco
A incidência da doença cresceu substancialmente em todo o mundo nas últimas duas décadas, com casos relatados à OMS aumentando de meio milhão em 2000 para mais de 4,2 milhões em 2022. 

A dengue é agora endêmica em mais de 100 países em diversos continentes. As regiões das Américas, Sudeste Asiático e Pacífico Ocidental são as mais gravemente afetadas.

Cerca de metade da população mundial está em risco de contrair dengue, com uma estimativa de 100 milhões a 400 milhões de infecções ocorrendo a cada ano.

Dengue grave
A maioria das pessoas que contrai dengue não apresenta sintomas. Mas quem apresenta os sinais têm febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas e erupções cutâneas. E o quadro melhora em uma ou duas semanas. Mas algumas desenvolvem dengue grave, que pode causar dificuldade respiratória devido ao vazamento de plasma, sangramento grave, comprometimento de órgãos e até morte.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102