Brasil expande 8,4 GW na capacidade de geração de energia em 2023
Usinas eólicas e solares impulsionam crescimento

Foto: Paula Fróes/GOVBA
O Brasil aumentou a capacidade de geração de energia elétrica em 8,4 GW (gigawatts) ao longo do ano de 2023, atingindo a marca de 196,6 GW. De acordo com o balanço apresentado pelo Ministério de Minas e Energia, esse acréscimo é suficiente para abastecer mais de 4 milhões de residências.
A principal força propulsora desse crescimento foi a contribuição das usinas eólicas e solares, que representaram expressivos 90,4% do aumento total na capacidade instalada, somando 7,6 GW em novas operações ao longo do ano.
No ranking de Estados com maior participação nessa expansão, destacam-se o Rio Grande do Norte, que contribuiu com 2 GW, seguido por Minas Gerais e Bahia, ambos com 2 GW e 1,9 GW, respectivamente. Esses Estados lideraram o início das operações de fazendas solares e parques eólicos ao longo do ano.
A micro e minigeração distribuída (MMGD), caracterizada pela instalação de placas solares nos tetos das residências, atingiu a marca de 24,4 GW de capacidade instalada em 2023. Esse tipo de geração, impulsionado por descontos subsidiados na conta de luz, representa aproximadamente 11% da energia elétrica consumida no país.
Considerando as fontes renováveis em conjunto, incluindo hidrelétricas, biomassa, e as intermitentes eólica e solar, essas representam impressionantes 83,6% da capacidade de geração da matriz elétrica brasileira.
Ao encerrar o ano, o país contava com 23.531 empreendimentos geradores de energia, distribuídos entre usinas solares, termelétricas, usinas eólicas, centrais geradoras hidrelétricas (CGHs), pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), usinas hidrelétricas (UHEs) e usinas nucleares, destacando a diversificação e o compromisso com fontes sustentáveis.
Segue a ordem por potência instalada:
UHEs (usinas hidrelétricas) – 103 GW;
UTEs (usinas termelétricas) – 47,2 GW;
EOL (usinas eólicas) – 27,8 GW;
UFV (usinas solares) – 11 GW;
PCHs (pequenas centrais hidrelétricas) – 5,7 GW;
UTNs (usinas termonucleares) – 1,9 GW;
CGHs (centrais geradoras hidrelétricas) – 0,8 GW.