Entidades advertem sobre riscos do uso de produtos de limpeza informais
Em 2021, 22% do mercado de produtos de limpeza de uso doméstico era informal

Foto: Agência Brasil
Entidades destacam a necessidade de utilizar apenas produtos de limpeza formulados e homologados pela Agência Reguladora, evidenciando preocupações com produtos informais. Segundo o levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) em 2021, mais de 22% dos produtos de uso doméstico eram informais, resultando em R$8 bilhões de prejuízo para a indústria formal no Brasil, além de sonegação fiscal e riscos à saúde.
No dia 18 de dezembro, a ANVISA emitiu um alerta, classificando a utilização irregular de matérias-primas da indústria como infração sanitária, passível de punições para as empresas envolvidas. A ABIPLA enfatiza que a população deve adquirir apenas saneantes homologados pela ANVISA, ressaltando que a exposição a matérias-primas químicas isoladas representa um risco significativo para a saúde humana e animal.
Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA, destaca que a falta de homologação dos produtos pode resultar em danos materiais, queimaduras, alergias e intoxicações, reforçando a importância de verificar os rótulos que devem conter o número de Registro ou Notificação da Agência Reguladora. Ele menciona ainda a pesquisa realizada em 2021, revelando que 22% do mercado de produtos de limpeza de uso doméstico era informal, e anuncia uma nova pesquisa para o primeiro semestre de 2024.
Engler destaca a influência direta na saúde pública brasileira, ressaltando que produtos não homologados aumentam as chances de contaminação. Ele expressa preocupação com a sonegação fiscal, precarização das relações de trabalho e a agressão ambiental associada ao uso descontrolado de produtos químicos prejudiciais.
A ABIPLA, em parceria com o CFQ (Conselho Federal de Química), promove ações para orientar sobre o uso correto de produtos de limpeza, combatendo práticas não recomendadas pela ANVISA, como misturas caseiras. Além disso, disponibiliza o Guia de Produtos de Limpeza, visando esclarecer sobre os tipos de produtos e suas formas de uso, regulamentações e informações de interesse público.
Fundada em 1976, a ABIPLA representa os fabricantes de produtos de higiene, limpeza e saneantes, promovendo discussões sobre competitividade, inovação, saúde pública, marcos regulatórios e consumo sustentável