• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Brasil facilita importação de soja e milho transgênicos dos EUA, para compensar estoques baixos

Brasil facilita importação de soja e milho transgênicos dos EUA, para compensar estoques baixos

Para o Ministério da Agricultura, o ato é para eliminar incertezas sobre importações dos EUA

Por Da Redação
Às

Brasil facilita importação de soja e milho transgênicos dos EUA, para compensar estoques baixos

Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

O governo brasileiro publicou uma instrução normativa que reconhece a igualdade de eventos geneticamente modificados entre Brasil e EUA, dando segurança jurídica para importações de soja e milho transgênicos vindos dos Estados Unidos, facilitando as compras desses grãos no exterior. De acordo com o Ministério da Agricultura, esse ato é para eliminar incertezas sobre importações dos EUA, já que o país possui produtos transgênicos ainda não aprovados no Brasil.


A nova norma do Ministério da Economia, publicada na última quarta-feira (4) surge na mesma semana em que os EUA confirmaram uma exportação de 30 mil toneladas de soja ao Brasil, porém as importações de soja pelo Brasil devem ser maiores de parceiros do Mercosul, conforme indicam as projeções neste momento. 


Segundo dados do governo, entre janeiro e setembro, as importações de soja pelo Brasil somaram 528 mil toneladas e apontam o Paraguai como maior fornecedor, com 521 mil toneladas. Em 2019, as compras brasileiras foram de apenas 144 mil toneladas.


De janeiro a novembro, as exportações do país estão projetadas em 82 milhões de toneladas, antes 69,9 milhões no mesmo intervalo de 2019, com a maior parte das vendas já realizadas, segundo a Anec, Associação Nacional dos Exportadores de Cereais.


Segundo as projeções da Anec para o mês de novembro, as exportações do Brasil serão apenas 688,1 mil toneladas, o menor volume mensal do ano, diante dos baixos estoques.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.