• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Brasil fecha 2020 com recorde de 180 mil novas armas de fogo registradas na PF

Brasil fecha 2020 com recorde de 180 mil novas armas de fogo registradas na PF

Alta reflete novas regras do governo Bolsonaro que facilitam acesso a armamentos

Por Da Redação
Ás

Brasil fecha 2020 com recorde de 180 mil novas armas de fogo registradas na PF

Foto: BBC NEWS BRASIL / GETTY IMAGES

De acordo com dados obtidos pela BBC News Brasil, cerca de 180 mil novas armas de fogo foram registradas na Polícia Federal (PF) em 2020. O número é  91% maior do que o registrado em 2019, (94.064). Segundo o levantamento, é o maior patamar da série disponibilizada pela instituição, que começa em 2009.

O recorde foi influenciado pelas medidas do governo Jair Bolsonaro (sem partido) que facilitaram o acesso a esses itens no país. No total, foram registradas 179.771 novas armas no ano passado. Com isso, o resultado dos dois primeiros anos do governo Bolsonaro (273.835) representa um aumento de 183% em relação ao total de novos registros de armas de fogo em 2018 e 2017 (96.512).

A liberação do acesso a armas de fogo é uma das principais bandeiras do presidente. Além de mudanças normativas promovidas pelo governo para facilitar o acesso a armas, especialistas em segurança pública consideram que a constante defesa de Bolsonaro e dos filhos dele a favor de que pessoas comuns se armem explica o crescimento dos novos registros pela PF. A categoria cidadão teve o maior número de novas armas registradas na Polícia Federal no ano passado: foram 122.378, o que representa quase 70% do total.

Entre as mudanças implementadas pelo governo nos últimos dois anos, foi o aumento do limite de armas e munições que pessoas com porte de arma podem adquirir.  "Agora é muito mais fácil para qualquer um ter o registro. Não precisa mais provar efetiva necessidade (de ter a arma). Basta a palavra do cidadão dizendo que tem efetiva necessidade. Ou seja, acabou a restrição que existia antes de a PF fazer uma análise para enxergar se havia uma efetiva necessidade", afirma o especialista em segurança pública Daniel Cerqueira, presidente do Instituto Jones dos Santos Neves.

"Isso significa que qualquer pessoa que tenha dinheiro para pagar um registro e comprar arma pode ter uma arma. Então foi um liberou geral da arma de fogo que vai contra o Estatuto do Desarmamento", concluiu. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário