Brasil garante medalha de bronze no Mundial de futebol PC

Foi a quinta vez que o Brasil conquista o terceiro lugar na disputa

[Brasil garante medalha de bronze no Mundial de futebol PC]

FOTO: Fernando Rosh de Faria/Ande/Divulgação

A seleção de futebol de paralisados cerebrais (PC) conquistou neste domingo, 15, a medalha de bronze no Campeonato Mundial da modalidade, após derrotar os Estados Unidos por 2 a 0, repetindo a campanha da edição anterior, em 2019. As informações são da Agência Brasil.

A final ocorreu em Salou, na Espanha. A conquista veio com dois gols: aos 25 minutos da primeira etapa (cada tempo no futebol PC possui 30 minutos), ngelo Matheus dividiu com o goleiro norte-americano na área e abriu o marcador, fazendo o quinto gol dele no Mundial. No último minuto, Evandro de Oliveira, de pênalti, garantiu o triunfo.

Foi a quinta vez que o Brasil finalizou o Mundial de futebol PC (que era conhecido como futebol de sete paralímpico) em terceiro lugar. Além de 2019, a seleção também foi bronze em 1998, 2001 e 2015. As melhores campanhas foram em 2003 e 2013, quando os brasileiros foram à final, mas ficaram com o vice-campeonato.

O Brasil encerrou o Mundial com cinco vitórias e apenas uma derrota, justamente para o Irã na Semifinal. Na primeira fase, a seleção bateu Tailândia (3 a 1), Alemanha (6 a 0) e Irlanda (3 a 0). Nas quartas, o triunfo foi sobre a rival Argentina (3 a 0).

Na final, também realizada neste domingo, a Ucrânia derrotou o Irã por 1 a 0 e levantou a taça pela sétima vez. O detalhe é que a participação ucraniana, maior campeã mundial, era incerta até dias antes do torneio iniciar, devido à tensão militar no país, por conta da invasão russa. A Federação Internacional de Futebol de Paralisados Cerebrais (IFCPF, sigla em inglês) organizou uma campanha de financiamento on-line para viabilizar a presença da equipe em Salou.

 


Comentários