Brasil lidera lista de países que mais reduziram o número de fumantes no mundo
China, Índia, Indonésia, Estados Unidos, Rússia, Bangladesh, Japão, Turquia, Vietnã e Filipinas são os países que apresentam o maior número de fumantes

Foto: Reprodução Agência Brasil
Dentre quase 8 bilhões de habitantes da população mundial, mais de 1 bilhão são fumantes. Segundo estudo do periódico científico The Lancet, realizado em 204 países, mais de mais de 7,6 milhões de pessoas morreram em 2019 devido a dependência do fumo.
Apesar da redução de fumantes em número global, em 20 países houve aumento entre os homens, e em 12 países, entre as mulheres. Jovens adultos também estão elevando o número de fumantes, comprovando uma falha ou inexistência de esforços nessas regiões para coibir o hábito na faixa etária entre 15 e 25 anos de idade.
Os países que contém maior número de fumantes são a China, Índia, Indonésia, Estados Unidos, Rússia, Bangladesh, Japão, Turquia, Vietnã e Filipinas.
No Brasil houve uma redução na prevalência padronizada por idade (acima de 15 anos) de consumo de tabaco, seguido por Noruega, Senegal, Islândia, Dinamarca, Haiti, Austrália, Costa Rica, Canadá e Colômbia.