• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Brasil mantém estabilidade mesmo em cenários desafiadores, afirma diretor do BC

Brasil mantém estabilidade mesmo em cenários desafiadores, afirma diretor do BC

Gabriel Galípolo ressalta bom desempenho do real diante de turbulências globais

Por Da Redação
Às

Brasil mantém estabilidade mesmo em cenários desafiadores, afirma diretor do BC

Foto: Pedro França/Agência Senado

Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária do Banco Central, destacou nesta quinta-feira (23) a resiliência do Brasil e do real frente à abertura dos juros nos Estados Unidos e aos conflitos geopolíticos que ganharam intensidade.

"Prevíamos, em sua maioria, economistas inclusive, um aumento no preço do petróleo e uma desvalorização do real. No entanto, o real se mostrou robusto e o petróleo registrou variações moderadas, apesar das turbulências externas", afirmou Galípolo.

Ele destacou que o superávit comercial do Brasil desempenhou um papel fundamental, impulsionando o influxo de dólares para o país e sustentando a posição do real. Além disso, salientou que a atratividade da taxa de juros brasileira ainda é significativa para os investidores que estão avaliando oportunidades.

Durante sua participação no webinário "Política Monetária no Brasil e no Mundo", promovido pela Associação de Bancos do Estado do Rio de Janeiro (Aberj), Galípolo enfatizou que o mercado de trabalho no Brasil sofreu menos impacto no processo de desinflação. "Uma desinflação mais suave é positiva. Estamos administrando o tratamento do paciente com efeitos colaterais menos prejudiciais", avaliou.

Entretanto, o diretor reconheceu o desafio do Brasil em atrair mais investimentos para a transição energética. "Outros países conseguem atrair investimentos em produtividade, seja por razões geopolíticas ou de proximidade geográfica, como México e Índia. O Brasil precisa reforçar suas vantagens comparativas", concluiu Galípolo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário