Lula critica FMI e Banco Mundial ao instalar Comissão do G20

Para presidente, instituições não podem funcionar como se nada estivesse acontecendo

Por Da Redação
Às

Lula critica FMI e Banco Mundial ao instalar Comissão do G20

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial “não podem continuar funcionando como se nada estivesse acontecendo no mundo”. Essa afirmação foi feita durante a cerimônia de instalação da Comissão Nacional do G20 nesta quinta-feira (23), no Palácio do Planalto. O Brasil assume o comando do bloco em 1º de dezembro, no qual permanece até 2024.

“Não é possível que o Banco Mundial, o FMI e tantas outras instituições financeiras continuem funcionando como se nada estivesse acontecendo no mundo, como se estivesse tudo resolvido”, disparou o petista. 

“Muitas vezes, as instituições que emprestam dinheiro não têm o objetivo de salvar o país que está tomando o dinheiro emprestado. Nós estamos vendo o que aconteceu na Argentina, nós estamos vendo o continente africano com US$ 800 bilhões de dívida”, completou.

Lula disse ainda que é preciso haver uma discussão sobre como realizar financiamentos para países pobres. Caso contrário, os problemas não terão soluções, enfatizou o mandatário. “Os ricos vão continuar ricos, os pobres vão continuar pobres, e quem tá com fome vai continuar com fome”, completou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário